Famato orienta avicultores de MT após confirmação de caso de gripe aviária em plantel comercial no RS x1i38

Fonte: CenarioMT 2546o

Captura de tela 2025 05 16 092700

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) reforçou, nesta semana, a importância da vigilância sanitária nas propriedades avícolas do estado após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um plantel comercial de aves no Brasil. A ocorrência foi registrada no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, no dia 15 de maio.

Embora o caso não represente risco ao consumo de carne de frango ou ovos, a Famato alerta que é fundamental intensificar os cuidados sanitários em granjas comerciais e sistemas de produção de subsistência. A federação reitera que todos os produtos oriundos de estabelecimentos inspecionados continuam seguros para a população, mas medidas preventivas são indispensáveis para evitar a disseminação da doença.

O Mapa já iniciou as ações de contenção e o Brasil segue rigorosamente os protocolos internacionais de biosseguridade para garantir a manutenção da produção, do abastecimento interno e das exportações.

Diante do cenário, a Famato orienta os produtores mato-grossenses a adotarem práticas rigorosas de prevenção, como reforço nas medidas de biossegurança nas granjas, controle de o às propriedades, impedimento de contato entre aves comerciais e silvestres, além de comunicação imediata de qualquer suspeita de mortalidade anormal ao serviço oficial de defesa agropecuária.

INFOGRAFICO 12 WEB CORRIGIDO 1

A federação também destaca a importância de conscientizar funcionários e familiares sobre os cuidados sanitários. “Seguimos vigilantes e comprometidos com a sanidade do rebanho avícola de Mato Grosso e com a sustentabilidade do nosso agro”, afirmou a Famato, ao destacar que está à disposição dos produtores para esclarecimentos e apoio na difusão de boas práticas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT