O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participam neste sábado (24), a partir das 10h (horário local), do lançamento oficial do Programa Solo Vivo, no Assentamento Santo Antonio da Fartura, em Campo Verde (MT). O evento também contará com a entrega de máquinas agrícolas e títulos de terra para assentados, em uma iniciativa que visa impulsionar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura familiar em Mato Grosso.
Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Solo Vivo tem como objetivo recuperar áreas de solo degradado, promovendo práticas agrícolas sustentáveis, aumento de produtividade e redução das desigualdades entre os pequenos produtores rurais. A ação envolve uma parceria estratégica com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri/MT).
A dinâmica do programa começa com a seleção de assentamentos pela Fetagri, seguida da coleta e análise de solo pelo IFMT. Com os laudos em mãos, o Mapa providencia o envio de insumos, equipamentos e máquinas que viabilizam a recuperação do solo e a reestruturação produtiva das propriedades.
Mato Grosso foi escolhido como piloto do Solo Vivo e terá, inicialmente, 10 assentamentos beneficiados, incluindo áreas nos municípios de Campo Verde, Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
Durante a solenidade, também haverá a entrega de maquinários por meio do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, desenvolvido com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, será realizada a entrega de equipamentos provenientes do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), que contempla 38 municípios mato-grossenses.