Se você costuma comprar roupas, eletrônicos ou órios nas plataformas chinesas Shein ou Temu, é melhor correr: as duas empresas anunciaram que vão aumentar os preços a partir do dia 25 de abril de 2025.
O motivo? Uma nova política do governo dos Estados Unidos, que encerra uma isenção de impostos para pacotes de baixo valor, encarecendo a importação de produtos vindos da China e de Hong Kong.
Leia isso também: A nova geração está fugindo do consumo? Entenda o movimento slow living
As plataformas, conhecidas pelos preços extremamente baixos, enviaram mensagens aos consumidores nesta semana avisando sobre o reajuste e incentivando as compras com “as tarifas de hoje”.
O que está mudando nas lojas Shein e Temu? e3xd

Hoje, qualquer produto com valor inferior a US$ 800 pode entrar nos Estados Unidos sem pagar imposto de importação — uma regra chamada de “de minimis”, que beneficiava principalmente lojas como Shein e Temu.
Com o novo decreto assinado pelo presidente Donald Trump, essa brecha será fechada a partir de 2 de maio. Isso significa que produtos baratos também arão a pagar imposto, o que aumenta o custo para as empresas e, consequentemente, para o consumidor final.
Por que isso importa para o consumidor brasileiro? 5o2473

Embora a nova regra seja dos EUA, o impacto é global. Como Shein e Temu operam com centros de distribuição internacionais, os ajustes nos preços podem atingir também os consumidores no Brasil, especialmente se o modelo logístico for unificado ou os custos operacionais subirem em cadeia.
Além disso, o Brasil também vem debatendo novas regras para compras internacionais de pequeno valor. Em 2023, entrou em vigor o programa Remessa Conforme, que exige o recolhimento antecipado de impostos para compras online no exterior.
O que fazer agora? 36e2p

Para quem deseja aproveitar os preços atuais, a recomendação das empresas é clara: compre antes do dia 25 de abril. Depois disso, os valores podem subir de forma gradual.
Também é importante que o consumidor fique atento às taxas de importação, ao prazo de entrega e à política de devolução dessas plataformas.