Abril foi o mês mais chuvoso em 64 anos; Defesa Civil de Cuiabá mantém alerta k6tw

Fonte: CENÁRIOMT 6615i

Abril foi o mes mais chuvoso em 64 anos Defesa Civil de Cuiaba mantem alerta
Abril foi o mês mais chuvoso em 64 anos; Defesa Civil de Cuiabá mantém alerta

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá registra o abril mais chuvoso em 64 anos. A medição apontou que entre 9 horas do dia 21 e 9 horas do dia 22 de abril choveu 45 mm, volume que ficou entre os dez mais elevados do país neste período.

Também foi registrado 281,6 mm acumulados do dia primeiro de abril até às 9 horas do dia 22, horário de Brasília. Conforme o Inmet, a capital está em alerta amarelo para chuvas intensas (perigo potencial) até domingo (27).

A Defesa Civil de Cuiabá também emitiu o alerta de chuvas intensas, raios e rajadas de ventos, que devem atingir todas as regiões da baixada cuiabana. A previsão meteorológica indica probabilidades de tempestades (acumulados de até 30 mm por hora ou 50 mm por dia), com possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h.

Equipes seguem de prontidão para atendimento emergencial à população, considerando que os volumes previstos são suficientes para gerar transtornos em áreas urbanas, por exemplo, alagamentos e enxurradas podem ocorrer, especialmente em bairros com drenagem insuficiente aos córregos.

Conforme o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, o atendimento da Defesa Civil é permanente e pode ser acionado pelo número (65) 99244-4218. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, o contato redireciona ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), responsável pela coordenação conjunta dos órgãos de emergência.

A atuação do órgão municipal também é integrada com outras secretarias municipais. Neste caso, cada secretaria designou servidores para ficar de prontidão para ocorrências relacionadas aos temporais.

A Prefeitura de Cuiabá também mantém espaços preparados para funcionar como abrigos provisórios, como ginásios esportivos e centros comunitários. Até o momento, não houve necessidade de ocupação desses lugares.

Ventos fortes e danos estruturais 2p521l

Os ventos de até 60 km/h, embora não extremos, têm potencial para derrubar árvores, danificar telhados e estruturas leves, além de provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica, principalmente em áreas isoladas.

Recomendações da Defesa Civil de Cuiabá 3e3l36

A população deve manter atenção aos comunicados oficiais e seguir medidas preventivas:
• Evite áreas de risco: não trafegue por vias alagadas e evite se abrigar sob árvores.
• Proteja equipamentos eletrônicos: desligue aparelhos durante tempestades.
• Atenção redobrada em áreas vulneráveis: como encostas, margens de rios e córregos, e bairros com histórico de alagamentos.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!