As apreensões de drogas em Mato Grosso cresceram 104% nos primeiros quatro meses de 2024, ando de 7,6 para 15,6 toneladas, impulsionadas por ações do programa estadual de combate às facções criminosas. O aumento expressivo foi destaque nacional em reportagem veiculada nesta quarta-feira (30) no Bom Dia Brasil, da TV Globo.
A atuação das forças de segurança tem se intensificado com foco na descoberta de esconderijos inusitados utilizados por traficantes, como pneus, bolsas de viagem e tanques de combustível. Apesar das tentativas de disfarce, os policiais continuam localizando grandes quantidades de maconha e cocaína, muitas vezes acompanhadas de armamento pesado.
As investigações também identificaram duas rotas principais do tráfico no estado. Uma terrestre, vinda da Bolívia, e outra aérea, com aviões oriundos da Bolívia, Colômbia e Peru que fazem paradas estratégicas em Mato Grosso.
As ações são parte do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado em novembro pelo Governo do Estado. A iniciativa reúne medidas integradas de repressão e inteligência, além de promover a cooperação entre diferentes forças policiais, com o objetivo de enfraquecer a logística e os lucros das facções atuantes na região.
O programa busca ainda desarticular financeiramente os grupos criminosos, com foco na apreensão de drogas, prisão de envolvidos e bloqueio de bens utilizados no tráfico.