O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) anunciou a abertura das inscrições para o 7° Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CIF), que visa capacitar militares para o enfrentamento de incêndios e queimadas ilegais no estado. Os interessados têm até o dia 9 de maio para se inscrever pela internet.
O curso, com duração aproximada de oito semanas, ocorrerá de 7 de julho a 30 de agosto, e será realizado nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, com atividades também em outros municípios. A formação é voltada para o aprimoramento das operações de combate em terrenos irregulares e de difícil o, comuns nos incêndios florestais de Mato Grosso, que englobam os biomas do Cerrado, Amazônia e Pantanal.
Com 44 vagas disponíveis, a seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Aptidão Física Específica (TAE). Entre os desafios do TAE estão provas como uma corrida de 8 km, um shuttle run de velocidade, subida em cabo vertical de 6 metros e uma marcha de 5 km com mochila de 20 kg. O objetivo é garantir que os candidatos possuam o preparo físico e resistência necessários para atuar em cenários desafiadores, como o combate ao fogo em condições extremas.
O curso aborda temas como fundamentos teóricos dos incêndios florestais, tecnologias aplicadas no combate, logística e gestão de operações, operações aéreas, e a legislação ambiental pertinente à atuação dos bombeiros, visando uma preparação completa para a prevenção e resposta eficiente aos incêndios.