O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está alertando a população sobre um golpe que vem sendo aplicado por meio de e-mails fraudulentos que utilizam o nome da corporação. Criminosos estão se ando por bombeiros militares para enganar cidadãos com boletos falsos e links suspeitos.
Essa prática, identificada desde o ano ado em diversos estados brasileiros, voltou a ser registrada em Mato Grosso. Os golpistas usam o nome e a identidade visual do CBMMT para dar uma aparência de legitimidade às mensagens. Geralmente, esses e-mails contêm informações falsas sobre vistorias, supostas irregularidades em edificações e cobranças indevidas.
As mensagens fraudulentas simulam notificações oficiais, com datas e detalhes técnicos que podem induzir o destinatário ao erro. O objetivo dos criminosos é fazer com que a pessoa clique em links maliciosos, o que pode resultar no roubo de dados pessoais e informações sensíveis. Por isso, o CBMMT reforça que não envia boletos nem faz cobranças por e-mail, e também não utiliza mensagens eletrônicas para comunicar pendências financeiras.
Toda comunicação oficial da corporação segue canais institucionais e utiliza o domínio “@cbm.mt.gov.br“. Para se proteger, é fundamental verificar o endereço de e-mail do remetente e evitar clicar em links de origem duvidosa. Em caso de suspeita, o recomendável é bloquear o e-mail do remetente e buscar orientação junto à corporação.
Dúvidas sobre vistorias, regularizações, taxas e notificações podem ser esclarecidas no site oficial do CBMMT, na aba “Serviços Técnicos”, pelo e-mail [email protected] ou via WhatsApp da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Dscip): (65) 98164-0364.