A Polícia Civil de Cuiabá, Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), prendeu na terça-feira (13), o último foragido da Operação Impetus Tijucal, que visou combater uma facção criminosa envolvida no tráfico de drogas no bairro Tijucal. O suspeito foi condenado a oito anos e dois meses de prisão, com regime inicial fechado, pela Sétima Vara Criminal da capital.
A operação teve início em agosto de 2021, com a primeira fase voltada ao cumprimento de 11 mandados de prisão. O objetivo era enfrentar o tráfico de drogas na região e identificar conexões entre os investigados. Em janeiro de 2023, a segunda fase da operação foi deflagrada, com a execução de 54 ordens judiciais, incluindo 18 prisões preventivas e 36 buscas e apreensões, resultando na identificação de líderes da facção criminosa e pontos de tráfico no bairro Tijucal.
As investigações contaram com apoio de informações fornecidas por denúncias via 197, além de representações da Denarc, e envolveram o Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (Nipo). Ao todo, 18 integrantes da facção criminosa foram condenados pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e participação em organização criminosa.
O delegado responsável pela operação destacou que o cumprimento do mandado de prisão do último alvo simboliza o encerramento de um ciclo e reflete o compromisso da equipe em fazer justiça e combater o tráfico de entorpecentes em Mato Grosso.