Doação de leite materno cresce 24% em Mato Grosso e beneficia mais de 400 prematuros em 2025 3j106x

O balanço da SES-MT aponta que, entre janeiro e março deste ano, 763 litros de leite materno foram doados por cerca de 578 mulheres em seis unidades de coleta espalhadas por Mato Grosso. y5n61

Fonte: CENÁRIOMT

Doação de leite materno cresce 24% em Mato Grosso e beneficia mais de 400 prematuros em 2025
Doação de leite materno cresce 24% em Mato Grosso e beneficia mais de 400 prematuros em 2025 Agência Brasil

Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) revela um aumento significativo na doação de leite materno no estado. Nos primeiros três meses de 2025, mais de 400 bebês prematuros foram amamentados com leite humano doado, um número 24% superior ao registrado no mesmo período do ano ado, quando 343 bebês receberam o alimento.

O balanço da SES-MT aponta que, entre janeiro e março deste ano, 763 litros de leite materno foram doados por cerca de 578 mulheres em seis unidades de coleta espalhadas por Mato Grosso. Em comparação, no primeiro trimestre de 2024, foram doados 704 litros por 484 doadoras. Isso representa um crescimento de 8% no volume de leite captado e de 19% no número de mães doadoras.

A distribuição de leite humano a recém-nascidos internados também apresentou um aumento expressivo de 22%, ando de 444 litros no ano ado para 542 litros neste ano. Além disso, os bancos de leite realizaram 3,4 mil atendimentos individuais e 161 atendimentos coletivos nas enfermarias entre janeiro e março de 2025. O número de visitas domiciliares pelas unidades de coleta para buscar semanalmente o leite doado cresceu 9%, ando de 600 para 654 visitas no primeiro trimestre deste ano.

Em Mato Grosso, quatro hospitais mantêm Bancos de Leite Humano (BLH) que garantem a alimentação de bebês prematuros com leite materno pasteurizado: o Hospital Geral e o Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá; a Santa Casa de Rondonópolis; e o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde. O estado conta ainda com duas unidades de coleta de leite humano. Todo o leite doado a por rigorosos testes de qualidade antes de ser distribuído. No primeiro trimestre de 2025, a Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano realizou 8,1 mil análises laboratoriais.

Para aumentar a captação de leite humano no estado, a SES-MT intensificou as ações de incentivo junto aos hospitais, orientando as unidades que realizam partos a implantarem Postos de Coleta de Leite Humano e estimulando os hospitais com UTI Neonatal a instalarem Bancos de Leite Humano.

A secretaria também promove reuniões online, visitas técnicas e encaminha orientações aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS). Além disso, ao longo do ano, são realizados encontros, oficinas e seminários para fortalecer a amamentação na Rede de Atenção à Saúde, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!