Uma ação coordenada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na localização de duas escavadeiras hidráulicas que haviam sido subtraídas no estado do Rio de Janeiro. A descoberta ocorreu nesta quinta-feira (8.5) em uma área rural de Pontes e Lacerda, município mato-grossense.
Os dois equipamentos de grande porte, que foram furtados entre os meses de abril e maio deste ano, estavam escondidos em uma região de chácaras na zona rural da cidade. A localização das máquinas foi possível graças ao rastreador de uma delas, que apontou uma área próxima à BR-174, em Pontes e Lacerda, como último ponto de sinal.
Diante dessa informação crucial, as equipes das duas forças policiais empregaram o uso de drones para realizar um levantamento aéreo da região indicada. A estratégia se mostrou eficaz, permitindo que os policiais avistassem a primeira escavadeira camuflada sob a copa de uma árvore, próxima a uma área de mata densa. A confirmação da origem ilícita do maquinário veio através da comparação do número de série com os dados contidos no boletim de ocorrência registrado no Rio de Janeiro.
Dando seguimento às buscas na mesma região, os policiais se dirigiram a outra propriedade rural, onde localizaram a segunda escavadeira. Assim como a primeira, o número de série do equipamento correspondia ao registro de furto no estado de origem.
No local da apreensão, dois indivíduos foram encontrados e alegaram que as escavadeiras teriam sido deixadas por uma terceira pessoa para serem armazenadas. As informações coletadas pelos policiais foram devidamente documentadas e encaminhadas às autoridades competentes para as devidas providências.
Diante dos fatos, os dois indivíduos foram detidos e conduzidos à Delegacia da Polícia Civil em Pontes e Lacerda. Eles deverão prestar esclarecimentos sobre o caso e poderão responder judicialmente pelo crime de receptação.