Governo firma contrato para conclusão do BRT em Mato Grosso 4k6m2z

Contrato de R$ 155,1 milhões marca novo o na implantação do Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande, com obras divididas em lotes e previsão de entrega parcial em agosto. 105r34

Fonte: CenárioMT

Governo firma contrato para conclusão do BRT em Mato Grosso
Governo firma contrato para conclusão do BRT em Mato Grosso - Foto: Sinfra-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) assinou o primeiro contrato para a conclusão das obras do Sistema BRT. O documento foi firmado com o Consórcio Integra BRT, no valor de R$ 155,1 milhões, e estabelece um prazo de 180 dias após a emissão da ordem de serviço para finalização dos trabalhos.

O consórcio será responsável pela finalização do corredor que conecta a Avenida do A ao Terminal de Várzea Grande. Estão incluídos os trechos entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública na Avenida do A; entre o CREA e a ponte Júlio Müller na Avenida Tenente-Coronel Duarte; e o segmento entre o Aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal em Várzea Grande.

As obras contemplam ainda intervenções de drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, próximo ao Shopping Popular, região que sofre com alagamentos frequentes. A drenagem na bacia da Prainha, porém, será executada pela concessionária Águas Cuiabá, em parceria com a prefeitura da Capital.

A implantação do BRT inclui outro ramal que ligará o Coxipó ao centro de Cuiabá. Para acelerar o cronograma, o Governo de Mato Grosso optou por dividir as obras em lotes distintos. Com isso, trechos das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico serão licitados separadamente, assim como terminais, estações, obras de arte especiais, sinalização viária e o Sistema de Transporte Inteligente.

Enquanto isso, o Consórcio BRT continua com a execução das obras em dois trechos da Avenida do A: um entre o Crea e a Defensoria Pública e outro entre o Viaduto da Sefaz e o Hospital do Câncer. As atividades incluem a concretagem das pistas e calçadas e a implantação do Parque Linear, seguindo o cronograma acordado na rescisão contratual anterior. A previsão de entrega desse trecho é para agosto.