Em Guiratinga, cidade do interior de Mato Grosso, a Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (30 de abril) um idoso de 70 anos que era procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado judicial.
O homem, que estava foragido, teve sua prisão preventiva decretada pela Vara Única da Comarca de Guiratinga. Ele foi encontrado pelos policiais civis em uma casa localizada no bairro Tancredo Neves.
A ação da Delegacia de Guiratinga integra a Operação Caminhos Seguros, que tem como objetivo combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
A investigação revelou que o crime aconteceu em 2017. Na época, o suspeito tinha 62 anos, e a vítima era uma menina de apenas 5 anos, sobrinha da então esposa do idoso.
De acordo com a Polícia Civil, a mãe da criança era dependente química, o que fazia com que a menina ficasse sob os cuidados da tia. No entanto, quando a tia saía para trabalhar, deixava a sobrinha com o suspeito.
Apesar de não suspeitar inicialmente de nada, a tia conversava frequentemente com a menina sobre o que ela fazia quando os adultos não estavam por perto. Em uma dessas conversas, a criança contou sobre os abusos que sofria do tio.
Assim que soube da verdade, a tia procurou imediatamente o Conselho Tutelar e a Delegacia de Guiratinga para denunciar o companheiro.
A prisão do idoso reforça o trabalho da Polícia Civil no combate a crimes contra crianças e adolescentes e a importância das denúncias para que a justiça seja feita e as vítimas sejam protegidas.
A Polícia Civil continua trabalhando para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham o direito de crescer com dignidade, segurança e respeito.