Mato Grosso se posicionou entre os três melhores estados brasileiros no quesito emprego e renda no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2023. O estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, ao lado de São Paulo, com 85,1% dos seus municípios classificados com desenvolvimento alto ou moderado neste indicador.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que esse resultado demonstra “dinamismo no mercado e confiança no futuro”. Ele atribui o bom desempenho dos últimos 10 anos no IFDM às políticas públicas implementadas pelo Governo de Mato Grosso, que se mostraram eficazes na atração de investimentos, na desburocratização de processos e na qualificação da mão de obra.
“Temos atuado com responsabilidade e planejamento para garantir um ambiente de negócios favorável e oportunidades reais para a população. Mato Grosso se consolida como um exemplo positivo no cenário nacional e a confirmação de que estamos no caminho certo”, acrescentou Miranda.
No ranking geral, Mato Grosso está atrás apenas de Santa Catarina, líder com 95,9% dos municípios bem avaliados, e Mato Grosso do Sul, que alcançou 92,4%. O Paraná completa os cinco primeiros, com 81,7% de suas cidades com desenvolvimento predominante.