Justiça de Mato Grosso alerta para golpes por e-mail e WhatsApp com uso indevido do nome do Tribunal 2v20w

Fonte: CenarioMT 2546o

1 716

O Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) emitiu um alerta à população sobre o aumento de comunicações fraudulentas que vêm sendo disseminadas por e-mails e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, com o uso indevido do nome da instituição. O principal risco dessas mensagens é o direcionamento para links maliciosos, que podem causar o roubo de dados pessoais e bancários ou até mesmo o o remoto indevido a dispositivos como celulares e computadores.

A coronel Jane Souza Melo, responsável pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça, destacou que a prática tem afetado, inclusive, a relação entre advogados e clientes. “Temos recebido relatos de que advogados estão sendo avisados por seus clientes sobre supostas sentenças envolvendo pagamentos judiciais, que na verdade são golpes. Os criminosos utilizam dados reais dos processos, como números, nomes de magistrados e comarcas, além de logotipos falsificados do TJMT”, explicou.

Outra armadilha comum é a oferta de falsas vagas de emprego, com pedidos de envio de currículos para e-mails que não utilizam o domínio oficial do Judiciário, como os que terminam em “@gmail.com” em vez de “.jus.br”. Esses documentos enviados podem conter informações sensíveis que alimentam esquemas de fraudes mais elaboradas.

A Direção do TJMT reforça que o único canal seguro para ar e acompanhar processos judiciais é o sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico), disponível no site oficial do Tribunal. A recomendação é que qualquer comunicação que não tenha origem clara com domínio “.jus.br” seja desconsiderada e denunciada, sempre que possível.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT