As ruas Colonizador Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, marginais da rodovia federal BR-163, recebem os últimos preparativos para chegada da nova fase das obras de melhorias, tornar as vias laterais em mão única. Melhoria nas sinalizações verticais e horizontais seguem em ritmo contínuo, para facilitar a compreensão da população sobre o sentido do tráfego. Aplicação de recapeamento do asfalto também estão em execução, bem como remoção de lombadas em alguns pontos.
As obras são realizadas pela concessionária Nova Rota do Oeste e impacta diretamente o fluxo de veículos na via principal da BR-163, como nas laterais. A mudança no sentido das vias laterais se dá em razão da execução das obras de construção dos viadutos ao longo de 9km de extensão da pista.
A concessionária explica que serão três viadutos sendo executadas ao mesmo tempo. O primeiro em frente a Acrinorte, o segundo em frente ao Supermercado Machado e o terceiro em frente ao Estádio Gigante do Norte (avenida dos Flamboyants).
Como a alteração do tráfego é uma experiência nova para todos os sinopenses, primeira intervenção, nesse sentido e proporção, realizada na história de Sinop, trabalhos de orientação e operações de organização do trânsito serão realizados pela Secretaria de Segurança e Trânsito. Um intensivo será realizado pela equipe da Guarda Civil ao longo de todo trecho atingido, mas com foco principal nos pontos considerados críticos.
“Nós temos alguns pontos ao longo desse trecho em processo de alteração, que são considerados críticos, então a GCM fará um intensivo, principalmente nestes pontos, para auxiliar no fluxo da pista”, explicou o secretário da pasta, Wesney Sodré, acrescentando que “pedimos aos motoristas que se preparem para essa nova fase e redobrem a atenção ao se aproximar dessas vias, a partir de quinta-feira [29]”, concluiu.
A concessionária Nova Rota do Oeste explica que as intervenções serão compreendidas entre a Avenida Senador Jonas Pinheiro (norte) – em frente a Acrinorte -, e a Rua São Cristovão (sul) – na altura do entroncamento com a MT-140.
Entenda as mudanças:
Via marginal norte – rua João Pedro Moreira
Quem trafega pela rua João Pedro Moreira de Carvalho (via marginal norte da BR-163), precisa ficar atento, visto que o fluxo seguirá somente no sentido norte (Sorriso/Pará) em todo o segmento, do km 830 ao km 839, ou seja, do viaduto São Cristóvão ao viaduto em construção na BR-163, próximo à avenida Senador Jonas Pinheiro.
Via marginal sul – rua Colonizador Ênio Pipino
Na rua Colonizador Ênio Pipino (via marginal sul), o trânsito funcionará em mão única no sentido sul (Pará/Sorriso), entre o viaduto em construção, próximo à avenida Senador Jonas Pinheiro, até à Rua São Cristóvão, no biarro São Cristóvão, distante uma quadra do viaduto São Cristóvão.
Entre o viaduto São Cristóvão e a Rua São Cristóvão, sentido sul, o tráfego permanecerá em mão dupla. A medida é fundamental para facilitar o o às escolas e unidades de saúde do bairro.
Quem percorre a rua Colonizador Ênio Pipino (via marginal sul) ainda contará com um o ao eixo principal da BR-163, próximo à Paróquia São Cristóvão.