Agritech Hub do Senai MT conecta startups e investidores em Lucas do Rio Verde 223n2n

Fonte: Assessoria/Lorena Bruschi 1u204k

Startup Bio em Lucas do Rio Verde Agritech Hub 2
Startup.bio aconteceu no último sábado (24.05)

Soluções inovadoras idealizadas por quatro startups regionais foram apresentadas a empresários durante o encerramento do ciclo de Lucas do Rio Verde do Startup.bio, no último sábado (24.05). O evento promoveu o encontro entre as startups que participaram de uma aceleração e os participantes da“Formação de Investidores de Mato Grosso”. Ambos os projetos fazem parte do Agritech Hub, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Entre as startups que realizaram um pitch está a Arqu.Viva, que desenvolve soluções com base em jardins de chuva para captação de água pluvial, especialmente em áreas urbanas com histórico de alagamentos. A tecnologia permite a retenção de até 90% da água da chuva.

Para Ana Paula Cavalcante, diretora executiva da startup, o programa foi importante para a transição de seu escritório particular para a especialidade em cidades e construções sustentáveis. Antes, faltava uma perspectiva sobre como abordar clientes como municípios, condomínios e construtoras, explica.

“Hoje, tenho uma visão clara de crescimento e projeção para a startup, pois ei por este processo. Com isso, já confio mais no meu negócio e estou pronta para as vendas e futuras negociações. Estou muitosatisfeitacom o resultado e com o aprendizado obtido”, afirma a diretora.

Também apresentaramseus projetosas startups Biomudas, que atua na produção e comercialização de mudas nativas e ornamentais desenvolvidas em laboratório; a BNH, que se dedica à transformação de resíduos orgânicos depodas de árvores e fibras de coco, em biomassa utilizável; e a Biofungo, que inova no tratamento de raízes de plantas.

Segundo a pesquisadora do Senai MT e líder técnica do Agritech Hub, Ana Luiza Trovo de Souza, o programa Startup.bio tem revelado o potencial transformador do ecossistema de inovação de Mato Grosso.

“Através do Agritechub, que é o projeto que deu origem ao Startup.Bio é possível ver tudo tomando forma, fazendo a diferença e impactando as Indústrias de MT. Seguimos comprometidos em fortalecer essa jornada, promovendo o desenvolvimento regional por meio da bioeconomia e da economia circular”, observa a líder, reiterando os objetivos do projeto.

Em 2021, oInstituto Senai de Tecnologia (IST)obteve fomento para o projeto Agritech Hub da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep),visando desenvolver o ecossistema de inovação de Mato Grosso e um centro de inovação temático em agroindústria nos eixos estratégicos: economia circular, bioeconomia, transição energética e descarbonização.

O programa Startup.bio continua com o encerramento da edição de Tangará da Serra previsto para o próximo dia 31 de maio, com a expectativa de que11 novas startups apresentem suas ideias inovadoras.

Formação de investidores de Mato Grosso 61e4a

Os empresários que participaram fazem parte de uma capacitação que começou em 2025 sobre como investir em startups e iniciativas voltadas à agroindustrialização de Mato Grosso. A formação acontece em Cuiabá e Lucas do Rio Verde, em parceria entre o Senai, Sebrae e Sicredi. O orbjetivo é estimular a cultura de investimentos em soluções tecnológicas, promove conexões estratégicas entre capital e inovação, e prepara lideranças comprometidas com o futuro do setor produtivo regional.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT