Mais de 100 estudantes participaram nesta terça-feira (20) do 3º Encontro Geração Coop, evento estadual que reuniu jovens integrantes de cooperativas escolares mantidas em escolas públicas de Lucas do Rio Verde e também de Tangará da Serra. O encontro foi promovido com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com foco na vivência prática dos princípios do cooperativismo.
Participaram do evento cinco cooperativas escolares instituídas no município, além da visita de uma cooperativa estudantil vinda de Tangará da Serra. O encontro teve como principal objetivo fortalecer os vínculos entre os alunos associados e aprofundar a vivência cooperativista nas unidades escolares.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a importância da atividade para o desenvolvimento dos estudantes. “É um momento único para eles. Saem mais fortalecidos, mais engajados e mais interessados em fazer com que o plano de trabalho de cada cooperativa seja desenvolvido na prática. Os associados das cooperativas escolares esperam por essa integração”, afirmou.
Segundo Elaine, o programa trabalha diretamente os sete princípios do cooperativismo com os estudantes, com ênfase na formação humana. “Um dos pilares das cooperativas escolares é a formação de lideranças, o protagonismo juvenil, o trabalho em equipe. Esses valores têm ligação direta com a formação dos nossos alunos que participam como associados”, reforçou.
Criado em 2019, o programa de cooperativas escolares começou com uma única unidade e, atualmente, já conta com cinco cooperativas em funcionamento em Lucas do Rio Verde. Participam do projeto estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A proposta é que os alunos vivenciem, na prática, a gestão democrática, a responsabilidade social e a cooperação, princípios fundamentais para a construção de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.