A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu, entre os dias 21 e 23 de maio, mais uma edição do Mutirão da Cidadania, contemplando os municípios de Mato Grosso: Barra do Garças, Diamantino e Alto Paraguai. A iniciativa transformou espaços públicos em centros de atendimento, oferecendo serviços e acolhimento à população.
Durante os três dias de evento, foram disponibilizados serviços essenciais como emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), plastificação de documentos, foto 3×4, orientações sobre cursos do programa SER Família Capacita, atendimentos do SER Família Habitação e da Van Rosado SER Família Mulher. A população também teve o à emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), orientações sobre direitos humanos, serviços do Procon e informações gerais dos programas sociais estaduais.
Além dos atendimentos, foram distribuídas 2.725 cestas básicas, kits de higiene e limpeza, 699 filtros de água, 958 cobertores, 900 brinquedos e 900 kits de guloseimas, reforçando o compromisso do governo com a dignidade das famílias em situação de vulnerabilidade.
As ações do Programa SER Família, promovidas em parceria com as prefeituras, buscam garantir acolhimento e apoio social a quem mais precisa. A iniciativa também ofereceu e a famílias com crianças neuroatípicas, como no caso da emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), que assegura prioridade em atendimentos e serviços públicos.
Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, o trabalho em conjunto entre Estado e municípios é fundamental para alcançar quem mais precisa. “Levamos dignidade, respeito e autoestima resgatada a milhares de cidadãos. Nosso foco é gente, e estaremos sempre onde houver necessidade”, afirmou.