Ponte Branca, cidade localizada a cerca de 500 km da Capital de Mato Grosso, foi alvo de mais uma ofensiva contra o tráfico de drogas. A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (28) a Operação Circe IV, com cumprimento de mandados judiciais para combater o crime organizado no município.
A ação mobilizou 15 policiais civis e quatro viaturas, com foco em seis ordens judiciais de busca, apreensão e quebra de sigilo de dados, expedidas pela 1ª Vara da Comarca local. A ofensiva é a quarta realizada na cidade em pouco mais de um ano.
As primeiras fases da operação levaram à prisão da então chefe do tráfico em Ponte Branca e de seu companheiro, ambos ligados a uma facção criminosa e condenados a penas superiores a 10 anos de prisão. Após a detenção do casal, familiares assumiram a atividade ilícita, motivando novas investigações e prisões.
Na atual fase, as diligências se concentraram em três novos suspeitos de comandar o tráfico na região. Durante o cumprimento dos mandados, celulares foram apreendidos e uma porção de maconha foi localizada em um dos imóveis.
As autoridades reforçaram que as investigações em Mato Grosso continuam e que novas operações serão realizadas para desarticular os envolvidos com o tráfico e facções criminosas.
Nome da operação 5f6l
O nome Circe foi inspirado na personagem da mitologia grega conhecida por transformar homens em porcos através do uso de substâncias mágicas. A referência simboliza a influência destrutiva do tráfico de drogas sobre a sociedade.
As ações desta segunda-feira têm como alvo indivíduos suspeitos de assumir o tráfico após a prisão da antiga liderança e sua cunhada, ambas atualmente detidas no presídio feminino de Rondonópolis.