Durante patrulhamento rural realizado na tarde desta quinta-feira (24), a guarnição da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Diamantino apreendeu duas armas de fogo, plantas de maconha e conduziu dois suspeitos no Assentamento Ema, zona rural do distrito de Capão Verde, em Alto Paraguai (MT). A ação foi registrada por volta das 14h10 e faz parte das atividades de rotina de fiscalização e combate ao crime em áreas rurais.
Segundo o Boletim de Ocorrência, a equipe foi informada pelo 1º Sargento PM Santos, comandante do Núcleo da PM local, sobre um possível furto ocorrido no sítio LG. Durante diligências nas proximidades, os policiais chegaram ao sítio Santo Expedito, onde notaram comportamento suspeito dos moradores.
Com a devida autorização da senhora Catarina, responsável pelo local, os policiais realizaram uma varredura na propriedade. Durante a revista, foram encontradas armas de fogo com características alteradas, além de uma planta semelhante à maconha.
Guilherme Silva de Almeida, de 25 anos, assumiu ser o dono das armas. Já Pedro Vinicius Silva de Almeida, de 22 anos, afirmou ser o responsável pelo cultivo da planta. Questionado, ele levou os policiais até uma pequena plantação onde foram encontrados dois pés da substância análoga à maconha.
Diante dos fatos, os irmãos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. Eles responderão por cultivo ilícito de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, além de uso de entorpecentes.
A operação reforça a atuação da Polícia Militar na zona rural, com foco na prevenção de crimes e combate à criminalidade em áreas afastadas dos centros urbanos.