PF deflagra Operação Controle contra tráfico de medicamentos controlados em Anastácio e Corumbá 31633j

Mandados foram cumpridos após prisão de dupla com 1.800 comprimidos de Flunitrazepam; investigações indicam envolvimento de servidores públicos 3l1e2f

Fonte: CenarioMT

PF deflagra Operação Controle contra tráfico de medicamentos controlados em Anastácio e Corumbá

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30/4), nos municípios de Anastácio e Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, a Operação Controle. A ação visa reprimir o tráfico transnacional de medicamentos controlados, que vinham sendo comercializados de forma ilegal, sem o devido receituário médico.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres, em Mato Grosso.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de dois indivíduos que transportavam 60 caixas do medicamento Rohydorm, totalizando 1.800 comprimidos. O princípio ativo da substância é o Flunitrazepam, listado entre os medicamentos controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A partir da apreensão, a Polícia Federal identificou a existência de um grupo criminoso que adquiria medicamentos controlados sem prescrição médica e os revendia com fins lucrativos.

As apurações também revelaram indícios da participação de servidores públicos lotados em órgãos de fiscalização na região de fronteira. Segundo a PF, esses agentes estariam envolvidos em um esquema para ocultar fiscalizações em troca de vantagens indevidas, facilitando a entrada e circulação dos medicamentos ilegais.

A operação segue em andamento e busca aprofundar as investigações sobre a atuação da organização criminosa e seus eventuais vínculos com redes de tráfico transnacional.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT