A Polícia Federal, em uma ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, resgatou nesta quinta-feira (22), cinco trabalhadores que viviam em condições degradantes em Chapada dos Guimarães, a cerca de 70 km de Cuiabá.
De acordo com a denúncia que motivou a operação, os trabalhadores eram provenientes do estado do Maranhão e da Venezuela e estariam sendo submetidos a situações inadequadas de trabalho e moradia.
Durante a fiscalização, os agentes localizaram os cinco homens em um alojamento pertencente a uma empresa prestadora de serviços terceirizados para obras no município. As condições do local contrariavam normas mínimas de segurança, higiene e dignidade previstas na legislação trabalhista.
Após o resgate, os trabalhadores foram levados para um local seguro e com condições adequadas de habitação. A ocorrência foi encaminhada ao Ministério do Trabalho, que ficará responsável pela regularização da situação e pela responsabilização dos envolvidos.
O caso reforça a importância das denúncias e do trabalho de fiscalização para combater situações que ferem os direitos fundamentais dos trabalhadores.