A Polícia Militar de Mato Grosso realizou em Cuiabá na manhã desta quarta-feira (21), um encontro com mais de 500 policiais militares para tratar sobre saúde mental e bem-estar da tropa. A reunião ocorreu na Igreja Presbiteriana de Cuiabá e apresentou protocolos e serviços voltados ao cuidado emocional dos agentes.
Durante o evento, foram detalhados os atendimentos da Coordenadoria de Assistência Social (CAS) e da Diretoria de Saúde/Ambulatório Central (DSAU), além dos protocolos “Saúde e Bem-Estar” e “Saúde Mental”, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), disponíveis no Portal do Servidor.
A major Luzinete Vilarinho de Souza Lima, coordenadora-adjunta da CAS, ressaltou que o cuidado com a saúde mental é essencial para os profissionais da segurança pública. Ela destacou o impacto do estresse constante e da exposição a riscos no dia a dia da categoria, fatores que podem levar a consequências graves, como o suicídio.
“Esses encontros são fundamentais para orientar e conscientizar os policiais sobre a importância do cuidado com o emocional. Temos realizado ações preventivas e vamos expandir os atendimentos aos 142 municípios do estado”, afirmou.
O coronel André Wilian Dorileo, comandante-geral adjunto da PM, disse que a ação simboliza um compromisso com a vida e a segurança emocional dos militares. “Buscar ajuda não é fraqueza. É um ato de coragem. Estamos investindo em e contínuo e humanizado para os policiais militares”, reforçou.
O coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra, explicou que os protocolos de saúde mental abrangem atendimentos psicossociais e psiquiátricos, com foco em transtornos como depressão, ansiedade, luto patológico, assédio e burnout.
Já o protocolo “Saúde e Bem-Estar” oferece e com nutricionistas, endocrinologistas, ortopedistas e educadores físicos, visando prevenir o sobrepeso, a obesidade e doenças crônicas. Ambos os programas integram o Vida Saudável e devem ser reforçados com a implementação da telemedicina.
“Estamos criando um ambiente em que o servidor seja ouvido, acolhido e acompanhado em todas as suas dimensões. Saúde mental é um pilar das políticas públicas, com impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos à população”, concluiu Jabra.
Para atendimento direto com a DSAU, os policiais podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 9 8170-0394.