A Secretaria de Saúde de Sinop, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), está promovendo uma capacitação técnica para profissionais que atuam nos Centros Integrados de Atendimentos (CIA’s). O treinamento tem como foco a assistência e a prestação de primeiros socorros na fase pré-hospitalar.
Ana Paula Muller, diretora do DAF, explica a relevância desse tipo de atendimento. Ela afirma que, além da importância do atendimento hospitalar, a assistência na fase pré-hospitalar é crucial e representa um desafio complexo dentro do sistema de saúde primária. O treinamento visa “garantir atendimento rápido e eficaz, minimizando danos e salvando vidas”.
Kátia Amorim Uceda, coordenadora do CIA Jacarandás e uma das participantes do evento, detalhou que a capacitação abordou diversos temas, com destaque para a avaliação da vítima. Isso inclui a “identificação da gravidade, biossegurança nos procedimentos, técnicas de controle de hemorragias, avaliação e desobstrução de vias aéreas, como em caso de engasgamento”, explicou.
O principal objetivo da capacitação é preparar tecnicamente os profissionais que atendem cerca de 2.000 pessoas diariamente para lidar com intervenções em situações de emergência, especialmente quando o paciente precisa ser removido para uma unidade hospitalar. O treinamento foi ministrado pela Padilha Treinamentos em parceria com o Centro de Integração Ensino Serviço (CIES).
Os profissionais que receberam o curso atuam em diversas áreas, incluindo farmácias, postos de coleta, regulação e vacinas.