Um caso de invasão de número de telefone mobilizou a atenção das autoridades em Tapurah, Mato Grosso, nesta segunda-feira (19). Um morador teve o celular hackeado por criminosos que usaram o contato para se ar por ele e tentar aplicar golpes financeiros em sua rede de amigos e familiares.
De acordo com o relato, os golpistas enviaram mensagens pedindo transferências bancárias, tentando convencer os contatos da vítima com a emissão de um boleto de R$ 3 mil, registrado em nome de um terceiro. O pagamento seria direcionado a uma conta de uma instituição de pagamentos eletrônicos, o que levanta suspeitas sobre o envolvimento de uma possível rede de estelionatários.
Nenhuma transação foi confirmada, graças à rápida reação da vítima, que usou as redes sociais para alertar seus conhecidos sobre a fraude em andamento. Em seguida, ele procurou as autoridades para formalizar a denúncia e evitar que mais pessoas sejam lesadas.
A Polícia Civil de Mato Grosso investiga o caso. O alerta serve como mais um lembrete sobre os riscos de cibercrimes e a importância de manter a segurança digital atualizada, como a ativação da verificação em duas etapas em aplicativos de mensagens e redes sociais.