Webinário da SES mobiliza gestores sobre doação de leite humano 696w5y

Evento online será transmitido nesta segunda (26) pela Escola de Saúde Pública, com foco na amamentação e doação de leite. x4e50

Fonte: CenárioMT

Webinário da SES mobiliza gestores sobre doação de leite humano
Webinário da SES mobiliza gestores sobre doação de leite humano - Foto: Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) promove nesta segunda-feira (26), das 9h às 10h30, o webinário “Maio Branco”, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Saúde Pública (ESP-MT) no YouTube. A iniciativa integra a campanha de conscientização sobre a amamentação e a doação de leite humano, em alusão a três datas importantes celebradas em maio.

O encontro marca o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru (15/05), o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/05) e o Dia Mundial de Proteção da Amamentação (21/05). Segundo Rodrigo Carvalho, técnico da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, o objetivo é envolver gestores e profissionais da saúde em discussões sobre estratégias para fortalecer os cuidados materno-infantis nas unidades públicas.

“Cada uma dessas datas reforça o compromisso com a linha de cuidado que vai da gestação à introdução alimentar, com impactos diretos na saúde pública”, afirmou Carvalho, que também será o moderador do evento.

O webinário contará com palestras da assistente social Laura Cristina de Moura, da pediatra Virgínia Beatriz e da enfermeira Carmem Ramão. Os temas abordados serão, respectivamente: “Em seus braços, eu me desenvolvo”, “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança” e “Vivências na Proteção da Amamentação, na região de saúde do Teles Pires”.

Para a enfermeira Carmem Ramão, é essencial envolver as Vigilâncias Sanitárias em ações educativas e fiscalizatórias relacionadas à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL). “É preciso somar esforços para orientar e informar a população sobre amamentação e os cuidados com os bebês”, destacou.

Municípios interessados em saber mais sobre a implementação das estratégias de apoio à amamentação podem ar a cartilha produzida pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, disponível online.