Anta albina rouba a cena em lavoura de Mato Grosso e vira estrela da natureza 171q1h

Animal raro é flagrado caminhando tranquilamente por plantação em Diamantino; especialistas celebram registro inédito no estado 27144y

Fonte: CenarioMT

Animal raro é flagrado caminhando tranquilamente por plantação em Diamantino; especialistas celebram registro inédito no estado

Em plena rotina do campo, uma surpresa albina surgiu entre as fileiras de uma plantação em Diamantino, a 209 km de Cuiabá: uma anta branca como a neve. O flagrante foi feito por José Ronaldo Barbosa Pinheiro, que trabalhava normalmente quando se deparou com a cena digna de documentário.

O que parecia um equívoco visual era, na verdade, um registro raríssimo: uma anta albina adulta. Segundo o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto, trata-se de um verdadeiro achado da natureza.

“É um privilégio poder acompanhar um exemplar adulto da anta albina na natureza”, afirmou Saragiotto, que ressaltou que essa foi a primeira vez que viu algo do tipo sendo registrado.

E não foi um caso isolado. Em fevereiro, em Nova Mutum, a cerca de 60 km dali, o fazendeiro Walter Becker Júnior também flagrou uma anta albina correndo em meio a uma lavoura de soja. Coincidência ou não, o Cerrado mato-grossense anda rendendo raridades!

Branca e rara: anta albina é flagrada em lavoura e surpreende especialistas i12o

YouTube video

Albinismo no mundo animal  1s4t2v

O albinismo é uma anomalia genética rara, causada pela falta de melanina, a proteína que dá cor à pele e pelos. Animais albinos, como esta anta, acabam se tornando mais visíveis aos predadores por não conseguirem se camuflar no ambiente. Apesar disso, esta notável representante da natureza parece estar levando sua vida com tranquilidade entre as plantações.

Casos de antas albinas são tão escassos que, até hoje, há registros de apenas dois machos dessa condição no Brasil, ambos na Mata Atlântica, conforme relatou a bióloga Ravena Mendonça.

Existem relatos de antas que vivem próximas a áreas habitadas por humanos.
Existem relatos de antas que vivem próximas a áreas habitadas por humanos. Foto: Canva.com/photo.

A gigante gentil das Américas  5jr2l

A anta-brasileira (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre da América do Sul, podendo pesar até 300 quilos e medir até 2 metros de comprimento. São animais de hábitos solitários e discretos, que preferem andar sozinhos ou em pequenos grupos.

Com uma dieta herbívora, elas se alimentam de frutas, folhas, galhos, cascas e flores, ajudando a espalhar sementes por onde am, o que as torna verdadeiras jardineiras da floresta.

A aparição de um exemplar albino é mais do que uma curiosidade — é um lembrete precioso da riqueza e fragilidade da fauna brasileira, e da importância de manter os habitats preservados.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT