5 coisas que você médico precisa saber antes de empreender. Especialista em gestão dá dicas 5s7237

Fonte: MF Press Global 4e116u

image 32

Cada vez mais médicos têm buscado empreender como forma de ampliar seus horizontes profissionais e conquistar maior autonomia. Abrir uma clínica, um consultório ou até lançar um serviço de saúde pode ser um caminho promissor, mas também desafiador.

De acordo com o cardiologista e especialista em gestão médica, Dr. Vinicius Carlesso, o sucesso depende de mais do que domínio da área de atuação: é necessário preparo e visão estratégica.

“Ser um bom médico não significa automaticamente ser um bom gestor. Muitos se frustram por não planejarem o lado istrativo e financeiro do negócio, algo fundamental para a longevidade de um empreendimento”, alerta o especialista.

5 dicas para empreender na área da saúde:
1. Tenha um plano de negócios realista
“É essencial conhecer os custos, estimar os lucros, entender o público-alvo e mapear a concorrência. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis e planejar com antecedênica”, afirma Dr. Vinicius;

2. Entenda de gestão financeira
“A rotina financeira de uma clínica envolve fluxo de caixa, tributos, precificação e controle de inadimplência, muitos médicos têm dificuldades por falta de domínio sobre essas questões, por isso, buscar orientação contábil e de gestão logo no início evita prejuízos futuros”, destaca;

3. Invista em equipe e processos
“Um atendimento de excelência é um forte diferencial, mas depende de uma equipe bem treinada e de processos organizados. É fundamental ter recepcionistas, técnicos e parceiros que compreendam os valores da clínica e ajudem a oferecer uma experiência acolhedora e eficaz ao paciente”;

4. Conheça as regras e exigências legais
“É comum ver bons médicos com problemas legais por falta de atenção a essa parte, abrir uma empresa envolve várias questões legais, jurídicas, tributárias, etc., muitos problemas  podem ser evitado com assessoria jurídica e contábil especializada”, alerta o especialista.

5. Cuide da sua saúde mental
“O médico precisa lembrar que, além de cuidar dos outros, também precisa cuidar de si. Delegar, descansar e manter o equilíbrio emocional são estratégias fundamentais para empreender com saúde e otimizar o funcionamento do seu negócio”, explica Dr. Vinícius Carlesso.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (AH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.