Na manhã deste domingo (25), chegaram a Cuiabá os primeiros contêineres com peças da roda-gigante que será instalada no Mato Grosso. O equipamento será um dos principais atrativos do Parque Novo Mato Grosso, que está em construção pelo Governo do Estado.
O carregamento inicial inclui placas de base e insertes — componentes fundamentais para a fundação da estrutura, responsáveis por conectar as colunas da roda à base de sustentação. Com 108 metros de altura, a roda-gigante será a maior da América Latina, prometendo transformar a paisagem da capital mato-grossense.
Segundo a MT Participações e Projetos (MT Par), responsável pela gestão da obra, a roda será instalada no canteiro central do parque. A altura e a localização estratégica permitirão que o equipamento seja visto de diversos pontos de Cuiabá, inclusive do Centro da cidade.
Fabricada por uma empresa chinesa, a estrutura deve estar totalmente pronta para embarque a partir de 7 de julho, data prevista para o fim da produção. Após isso, o transporte seguirá de navio até o porto de Santos (SP), e então por via terrestre em um comboio de 77 carretas até a capital mato-grossense.
A atração ocupará uma área construída de 1.000,37 m², distribuída em três níveis: térreo, primeiro pavimento e cobertura, esta última destinada ao embarque dos visitantes. A roda contará com 42 cabines com capacidade para até oito pessoas e o tempo estimado de cada volta será entre 30 e 35 minutos.
O Parque Novo Mato Grosso será o maior espaço multieventos da América Latina. Localizado a 8 km de Cuiabá, na rodovia de o à Chapada dos Guimarães, o parque terá 300 hectares destinados ao lazer, esporte, turismo e realização de grandes eventos, incluindo áreas para skate, motocross, kart e automobilismo.