Milho e algodão: dia de campo apresenta resultados de pesquisas para cultivos de 2ª safra 2f1p25

Em evento gratuito, pesquisadores da Fundação MT apresentam soluções para o controle de plantas daninhas e pragas 1w6jq

Fonte: Assessoria/Crop AgroComunicação

portico dia de campo

Os manejos da segunda safra do milho e do algodão, em Mato Grosso, serão temas do dia de campo, que será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), nesta quarta-feira (28/05), em Sorriso, médio-norte do estado. O evento “Fundação em Campo” ocorrerá na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, onde fica o Centro de Aprendizado e Difusão – CAD Norte. As inscrições estão abertas e a participação é gratuita, com foco em atender produtores rurais, engenheiros agrônomos e outros profissionais técnicos do setor.

Luis Carlos Oliveira, gestor comercial e de marketing da Fundação MT, explica que a dinâmica do evento faz com que os participantes possam tirar dúvidas e trocar informações entre si e com os pesquisadores e engenheiros agrônomos da instituição. “Nessa oportunidade, nós discutiremos a campo vários assuntos relacionados às culturas de algodão e milho, como as aplicações de fungicidas, pragas, doenças e a parte dos resultados vistos na vitrine de cultivares de algodão. É um momento de interação para olharmos, no campo, os resultados da segunda safra”, detalha Luis Carlos.

Dados alcançados a partir da vitrine sobre cultivares de algodão serão apresentados pela pesquisadora de fitotecnia e engenheira agrônoma Daniela Dalla Costa. De forma prática e técnica, os participantes terão conhecimento e informações sobre as principais opções no mercado de pluma.

Na análise sobre o cenário da segunda safra do milho, serão abordadas as ocorrências de lagartas em biotecnologias. A pesquisadora em entomologia da Fundação MT, Dra. Mariana Ortega diz que será abordada a problemática da quebra de resistência das biotecnologias usadas no controle da lagarta Spodoptera frugiperda e ainda, o impacto no manejo da espécie na cultura do milho. “Os participantes terão a oportunidade de ver os resultados da eficiência de controle de alguns produtos, que foram testados em ensaio independente, realizado pelos pesquisadores da Fundação MT durante a atual safra do milho”, reforça a pesquisadora Mariana Ortega.

Manejar plantas daninhas na segunda safra: uma prevenção para a soja 25/26 734m36

O controle de plantas daninhas que possam permanecer nas lavouras após a colheita do milho e assim, prejudicar a nova safra de soja, também fará parte da programação do “Fundação em Campo”, em Sorriso. O pesquisador de matologia da Fundação MT, Dr. Lucas Barcellos explica que a equipe desenvolve um trabalho na área experimental do CAD Norte, que abrange o período de pós-colheita do milho, com o manejo das plantas daninhas e a preparação do local para o plantio da próxima safra de soja. Nesta quarta-feira, durante o dia de campo, os profissionais farão aplicação de herbicidas sobre as plantas daninhas que sobraram na área cultivada com milho, para demonstrar os benefícios no controle das ervas, principalmente a vassourinha-de-botão e o capim pé-de-galinha.

O dia de campo da Fundação MT, em Sorriso, começa a partir das 7h e tem previsão de término por volta das 14h, com almoço no local. O encontro será na Fazenda Nossa Senhora do Carmo (CAD Norte), localizada na MT 242, no Trevo Pontal do Verde. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: fundacaomt.com.br

Programação completa s4p2v

7h – Abertura – Tenda Central
* “Época de semeadura e adubação nitrogenada no milho”
Me. Larissa Bortolo – Pesquisadora de Solos, Nutrição e Sistemas de Produção na
Fundação MT

* Manejo entressafra da vassourinha-de-botão e capim pé-de-galinha
Dr. Lucas Barcellos – Pesquisador de Matologia na Fundação MT

* Cenário segunda safra 2025: Ocorrência de lagartas em biotecnologias
Dra. Mariana Ortega – Pesquisadora de Entomologia na Fundação MT

* Controle de doenças na cultura do Milho
Me. Daniela Dalla Costa – Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT
Eng. Agr. Sabrina Nespolo – Analista de Fitopatologia e Biológicos na Fundação MT

•Vitrine de Cultivares de Algodão
Me. Daniela Dalla Costa – Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT
Eng. Agr. Esp. Douglas Vidal – Coordenador do CAD Norte na Fundação MT

* Programa Manejo de Fungicidas Algodão (opcional)
Me. Daniela Dalla Costa – Pesquisadora de Fitotecnia na Fundação MT
Eng. Agr. Sabrina Nespolo – Analista de Fitopatologia e Biológicos na Fundação MT

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT