Ministra do TST participa da abertura da 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em Mato Grosso 4l111d

Evento começa nesta segunda-feira (26), em Cuiabá, com palestra da ministra Delaíde Arantes. Mobilização segue até sexta (30) e busca promover acordos trabalhistas e fortalecer a cultura da paz nas relações de trabalho. 4p6b5k

Fonte: CenarioMT

Evento começa nesta segunda-feira (26), em Cuiabá, com palestra da ministra Delaíde Arantes. Mobilização segue até sexta (30) e busca promover acordos trabalhistas e fortalecer a cultura da paz nas relações de trabalho.
Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT-MT) — Foto: Alessandro Cassemiro/TRT-MT

Começa nesta segunda-feira (26) e segue até sexta-feira (30) a 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida anualmente pela Justiça do Trabalho em todo o país. Com o tema “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a campanha deste ano destaca a importância da conciliação como ferramenta essencial para promover relações de trabalho mais sustentáveis.

Em Mato Grosso, a abertura oficial da mobilização contará com a presença da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes. A magistrada participará da cerimônia regional com a palestra “A conciliação e a cultura da paz para o desenvolvimento social”, marcada para as 8h, no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT 23ª Região), localizado no 1º subsolo do prédio das Varas do Trabalho, em Cuiabá.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e representa uma grande força-tarefa para promover a resolução de conflitos trabalhistas por meio do diálogo e da mediação. Em todo o estado, as unidades da Justiça do Trabalho estarão mobilizadas ao longo da semana para realizar o maior número possível de audiências de conciliação.

De acordo com a desembargadora Beatriz Theodoro, coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc) do 2º grau, a mobilização é estratégica por concentrar esforços de servidores, magistrados, advogados e partes em torno da busca por acordos. “Na Semana Nacional da Conciliação convidamos advogados e partes para que venham aqui tentar um acordo sob a batuta do Cejusc, ou seja, trabalhamos como mediadores mostrando a importância da conciliação para pôr fim a demandas trabalhistas”, afirmou.

A expectativa é que centenas de processos sejam solucionados ao longo da semana, reduzindo o número de ações judiciais em tramitação e fortalecendo o diálogo entre empregadores e trabalhadores. A Justiça do Trabalho reforça que a conciliação pode ser solicitada a qualquer momento, mesmo fora do período da campanha, mas destaca que a Semana Nacional potencializa as oportunidades de resolução consensual.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT