Trabalhadores da indústria são foco do Dia D de vacinação, em ação conjunta com o Ministério da Saúde g5o37

Fonte: Assessoria 2j5m1b

gripe terceira etapa da campanha nacional de vacinacao comeca hoje
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (23), Mato Grosso participa do Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria, uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e outras doenças nos ambientes fabris, reforçando ações de prevenção e promoção da saúde entre os profissionais do setor.

Em Cuiabá, a ação simbólica de lançamento regional ocorrerá às 9h, na sede da Milan Móveis, localizada no Distrito Industrial. No local, cerca de 30 trabalhadores receberão doses contra a gripe e outras doenças previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em Rondonópolis, a vacinação será realizada na Indústria de Cedro Indústria de Móveis, no Residencial Granville II.

Segundo o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, a iniciativa representa um avanço importante na saúde ocupacional do estado. “Levar a vacinação até os locais de trabalho é uma estratégia eficaz que aproxima o cuidado da rotina dos trabalhadores. Estamos fortalecendo a cultura da prevenção dentro das indústrias de Mato Grosso,” destacou.

A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional do Sesi e o Departamento Nacional do Sesi, durante o 14º Encontro Nacional da Indústria (Enai), realizado em novembro de 2024. A expectativa nacional é vacinar 1 milhão de trabalhadores até o final de 2025, dando continuidade às ações nos estados.

Três vacinas serão ofertadas aos trabalhadores, sendo Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Dupla adulto dT (difteria e tétano) disponibilizadas pelo SUS, e Gripe (influenza), comercializada pelo Sesi diretamente para as indústrias, sem custo ao trabalhador.A campanha é feita em parceria com as secretarias municipais de saúde e busca, além da imunização contra o vírus Influenza, a atualização das cadernetas vacinais dos trabalhadores da indústria.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ambiente de trabalho é um ponto estratégico na promoção da saúde coletiva. “Essa ação evita a circulação de vírus respiratórios nos ambientes laborais e protege grupos mais vulneráveis. Também é uma oportunidade de reforçar outras vacinas importantes no calendário nacional”, afirmou.

Em 2024, o Sesi vacinou mais de 815 mil trabalhadores e seus dependentes em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a meta é ampliar significativamente a cobertura, atingindo novos públicos industriais com apoio das empresas locais. O Sesi atua hoje junto a 68 mil empresas, alcançando cerca de 3,7 milhões de trabalhadores da indústria em todo o país.

A campanha de imunização é operacionalizada pelo sistema digital VacinaSESI, que registra em tempo real a aplicação das doses e permite o acompanhamento de indicadores de saúde pelas empresas. O Sesi é atualmente o maior vacinador privado contra a gripe no Brasil, atrás apenas do Governo Federal.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT